Dinheiro e Casamento | Marcelo Veiga | Como Enriquecer

Tempo de leitura: 10 minutos

Como educador financeiro, eu digo a todas as pessoas a mesma coisa, quando eles perguntam, o que saber sobre dinheiro antes do casamento.

No amor, costuma-se dizer que os opostos se atraem.

E uma das maneiras mais rápidas de observar isso em ação é pedir a um casal que fale sobre dinheiro. Especialmente o dinheiro deles.

Dizer que no amor os polos opostos se atraem, quando se trata de dinheiro, isso pode ser uma coisa muito boa para os casais. Grandes gastadores se beneficiam de serem controlados por seus parceiros. E os super-poupadores se beneficiam ao saber que o dinheiro pode ser também desfrutado, e não apenas esconomizado.

Para ter sucesso no amor, quando a questão é dinheiro, você não precisa ter o mesmo conjunto de habilidades financeiras que o parceiro ou parceira. Mas vocês precisam ser capazes de falar sobre dinheiro uns com os outros. E isso começa assim que, ou mesmo antes que, vocês decidam se envolver.

Descobrir como e quando abordar o assunto não é fácil, e você precisa saber tudo sobre o dinheiro do seu parceiro, antes de se amarrar para sempre.

Quando você se casar, voê vai mesclar suas finanças, seja de um jeito ou de outro, e vai ajudar muito, se ambos entrarem nesse relacionamento financeiro, tendo plena conciência da forma de pensar sobre dinheiro do outro.

Não é que isso mude se você vai ou não se casar. Não muda quanto você ama. Mas mesmo amando, é muito importante estabelecer, um nível mais profundo de comunicação financeira, antes de começar sua vida juntos.

Falar abertamente sobre o dinheiro gera confiança, que é uma parte essencial de qualquer casamento duradouro. Confiar uns nos outros com as finanças, leva a sentimentos maiores de segurança, gera eventuais discussões. e como bônus extra, proporcioa uma vida sexual mais satisfatória, de acordo com uma pesquisa, que eu mesmo fiz.

Se você conseguir aprender a falar sobre dinheiro, o que é difícil para muitos casais, será muito mais fácil falar sobre outros assuntos desafiadores em seu relacionamento. Falar sobre dinheiro, ajuda a estabelecer uma boa base para se comunicar um com o outro.

Não tenha medo de procurar uma terceira parte neutra, se for necessário, para obter ajuda se por acaso, se for estressante administrar essa discussão por conta própria. Você pode encontrar-se com um conselheiro financeiro, para ajudar a facilitar a conversa, especialmente se algum de vocês tiver algum tipo de constrangimento ou vergonha, em torno de um determinado tópico financeiro, como dívidas, empréstimos ou sustento por exemplo.

O casamento não significa apenas fundir duas vidas, também significa combinar tudo, desde decoração da casa, até as finanças.

Uma vez que você ingresse nessa nova vida compartilhada, todas as decisões voltadas para o dinheiro, que você toma, desde poupar para a aposentadoria, até sair para almoçar, também afetam o seu parceiro.

Eu vou listar aqui, 6 coisas que casais de sucesso nunca fazem com seu dinheiro

1ª – Eles não têm objetivos de vida diferentes

Os casais bem-sucedidos criam metas juntos e fazem check-in dessas metas, com frequência, para garantir que estejam caminhando no mesmo rumo. Objetivos financeiros definem o rumo para o resto de suas metas de vida. Por exemplo: Nós devemos gastar nosso dinheiro em uma viagem para a Itália ou economizar para comprar uma casa? Por isso, é importante que os casais se certifiquem de que desejam as mesmas coisas.

“Embora você possa ter diferentes maneiras de lidar com seu dinheiro no dia a dia, quando você sabe que ambos trabalham coletivamente no longo prazo, você poderá tomar decisões que o ajudarão a se aproximar desses objetivos,

2 – Uma só pessoa do casal, nunca controla tudo

Como parceiros no casamento, é natural dividir as responsabilidades. Eu vou cozinhar o jantar, se você lavar a louça. Você limpa o banheiro, eu vou cuidar da roupa. E em muitas áreas domésticas, isso funciona. Mas grandes decisões financeiras devem sempre ser tratadas em conjunto, mesmo que somente uma pessoa do casal, seja a responsável por tarefas cotidianas, como simplesmente comprar mantimentos ou pagar contas.

Se há muito controle por parte de uma só pessoa, isso pode arruinar um casamento.

É comum a gente escutar histórias de pessoas que dizem: “Meu marido não me dá dinheiro para nada” ou “gastei $ 5 no almoço e meu marido gritou comigo”. Isso não é realmente uma questão de dinheiro, isso é uma questão de controle, e isso é algo que precisa de mais ajuda do que apenas gastar US $ 5 ou US $ 10 no almoço.

3ª coisa que casais de sucesso nunca fazem com seu dinheiro.

Eles nunca evitam falar de dinheiro

Assim como cada relacionamento é único, a situação financeira de cada casal também é. Os cônjuges devem sentir-se à vontade para criar um diálogo aberto em torno do dinheiro, onde possam compartilhar quaisquer pensamentos, planos ou idéias que tenham, sem medo de julgamento.

Os casais se saem melhor quando têm diálogos contínuos, sobre seus problemas perpétuos. Se eles não conseguirem ter diálogos contínuos ,sobre os assuntos mais desafiadores para eles, isso pode causar problemas, e certamente o dinheiro é um dos que podem ser dos mais problemáticos. É uma necessidade básica, e pode realmente se tornar um problema para as pessoas, quando eles não estão na mesma sintonia.

Se o dinheiro se tornar um ponto de discórdia por qualquer motivo, evitar o problema só o prolongará.

Com algo tão importante quanto o dinheiro, se eles não têm um diálogo contínuo e confortável, o que acaba acontecendo, é que os assuntos não acabam sendo resolvido ou discutidos somente à medida que vão acontecendo.

4º – Os casais bem-sucedidos, não esquecem os detalhes

Seguro. Planejamento Imobiliário. Nomeção de um guardião para seus filhos. Sucessão. Pequenas coisas que podem parecer secundárias na sua lista de coisas a fazer no momento, somam muito, em termos de preparação para o futuro, e os casais espertos, sabem que isso não deve ser negligenciado.

Embora muitas vezes esquecido, documentos de planejamento imobiliário, como testamentos, são fatores-chave, em um futuro financeiro bem-sucedido. Assim que se inicia uma caminhada pela vida juntos, os casais devem pensar em nomear beneficiários, e procuradores, para as diversas situações que a vida possa apresentar. E quando as crianças entram no jogo, é importante nomear guardiões para elas no caso da ausência dos pais.

Também é importante avaliar suas necessidades de seguro de vida, saúde, residência, automóvel. O maior erro financeiro de jovens de 20 ou 30 e poucos anos, muitas vezes está, subestimar assuntos como aposentadoria ou emergência por exemplo, principalemente se eles tiverem outras pessoas dependentes deles, como cônjuge ou filhos.

5º – Casais de sucesso nunca vivem acima de suas posses.

Só porque você pode tecnicamente pagar as prestações de uma casa de R$ 500.000, não significa que seja, a melhor escolha para sua família ou para as suas finanças. A compra de uma casa, engessa uma quantia muito alta de dinheiro que não é investimento e você poderia estar colocando esse dinheiro em outros investimentos altamente rentáveis como o mercado de ações ou mesmo investindo no seu negócio próprio, na sua capacitação, ou criando um investimento previdenciário pensando na sua aposentadoria.

Gaste sempre menos do que você acha que precisa.

6º – Casais de sucesso, não escondem seus passados ​​financeiros

Entender de onde seu parceiro está vindo, em relação à sua filosofia de dinheiro, é crucial para encontrar um terreno comum, e desenvolver compromissos que funcionem para ambos.

O dinheiro era pouco quando o seu cônjuge estava crescendo? Eles foram enganados sobre dinheiro em um relacionamento anterior? O manuseio de dinheiro foi um problema para eles no passado?

Se você tem conhecimento de histórias como essa, muitas vezes é mais fácil para os parceiros entenderem uns aos outros.

Pode ser difícil falar dinheiro, mas, é necessário.

É um assunto delicado, mas você precisa ter esse tipo de conversa. Definitivamente não é fácil, mas, é uma conversa importante e essencial.

7 – Casais de sucesso, nunca encobrem seus erros

Se você se esquecer de pagar uma conta ou gastar muito em uma compra boba, é tentador encobrir seu erro e impedir que seu parceiro descubra. Mas, não faça isso. Casais de sucesso se comunicam uns com os outros, também sobre seus erros de dinheiro, não importa quão pequenos sejam.

Esconder erros, pode levar à desconfiança, e essa é uma das causas que levam as pessoas a ter alguns problemas pelo caminho.

Seja honesto sobre seus erros, porque a outra pessoa não vai poder te ajudar, se ela não souber sobre eles. Lembre-se sempre: vocês são um time.

8ª e última coisa – Eles nunca tem segredos entre eles

Casais de sucesso, nunca escondem dinheiro um do outro, e nunca o usam como um ponto de ressentimento, ou como uma arma em uma conversa.

Desde revelar suas dívidas no cartão de crédito, até discutir as compras do dia-a-dia, os casais bem-sucedidos falam tudo sobre dinheiro. Eles são abertos e honestos uns com os outros sobre tudo, até mesmo nos menores detalhes.

Se você tentar esconder algo sobre dinheiro, o outro vai acabar descobrindo de um jeito ou de outro. Muita gente tem vergonha quando se trata de compartilhar sua situação financeira. Elas podem representar erros que você cometeu no passado, decisões que você se arrepende, e que possam ter um grande impacto em sua auto estima. Você deveria ser capaz de compartilhar com seu cônjuge e trabalhar junto nesse sentido. “

Assim que se casam, ou, de preferência antes, casais bem-sucedidos abrem suas vidas financeiras com seus parceiros antes. Isso significa ficar com a conciência tranquila sobre seus salários, dívidas de cartão de crédito, empréstimos, e qualquer outra coisa que possa afetar seu futuro financeiro como um casal.

Sentem-se sempre para conversar e discutir de maneira bem aberta e honesta sobre seu dinheiro e o que possuem, jogando como um time, ass chance de vocês alcançarem, ainda muito mais prosperidade, é muito maior.

Se você está gostando das dicas desse canal, inscreva-se para receber sempre dicas sobre investimentos e finanças, e compartilhe o vídeo com alguém que você ache que precisa dessas informações.

Eu sou Marcelo Veiga, bacharel em direito, jornalista, consultor financeiro graduado pela Fundação Getúlio Vargas, autor dos livros SO NÃO E RICO QUEM NÃO QUER, FABRICA DE MILIONARIOS E FORMULA ONLINE.

Sou também professor do curso COMO ENRIQUECER NA BOLSA . COM . BR e visite meu Blog pessoal em MARCELO VEIGA . COM . BR

Espero te ver de novo,

Deus te abençoe!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *